Normas para citações e referências bibliográficas

Ao escrever, é muito importante deixar claro, dentro do texto, o que é de autoria própria e o que veio de pesquisas em textos de outros autores.
Veja que é perfeitamente possível fazer transcrições literais, desde que estas estejam no contexto de uma produção original, sejam identificadas dentro do texto de acordo com as normas.
Normas para citações
Citação indireta
Texto baseado na obra do autor consultado. É uma transcrição não literal das idéias do autor consultado. Indicar apenas a data, não havendo necessidade de indicação da página.

Ex:
———
Barras (1979) ressalta que, apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido.
———
Citação direta de até 3 linhas
Transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Indicar a data e a página. Deve ser inserida no próprio parágrafo entre aspas duplas.

Ex:
———
O para-si é o em-si que se perdeu ao fundamentar-se como consciência. A consciência tem como característica colocar-se frente a si mesma. “A consciência é um ser para o qual, em seu próprio ser, está em questão o seu ser enquanto este ser implica outro ser que não si mesmo” (SARTRE. 2002, p.35).
———
Citação direta com mais de 3 linhas
Transcrição literal de parte da obra do autor consultado. Indicar a data e a página. Deve ser inserida em parágrafo distinto, com letra menor e com uma distância de aproximadamente 4cm da margem.
Ex:
———
No entanto, no período intermediário, chamado de período de margem, a transformação tem a representação de um risco: socialmente, o indivíduo não mais é o que era, mas também ainda não é o que será, após o fim dos ritos.
A passagem do noivado ao casamento supõe uma série de ritos de separação da margem, de margem e de agregação ao casamento. Esta mistura é também verificada no conjunto constituído pelos ritos de gravidez, do parto e do nascimento. Embora procure agrupar todos esses ritos com maior clareza possível, não escondo que, tratando-se de atividades, não se poderia chegar nestas matérias a uma classificação tão rígida quanto a dos botânicos, por exemplo (VAN GENNEP, 1978, p. 140).
Especificamente em relação ao ritual maçônico de iniciação, é possível encontrar essas três categorias de ritos — separação, margem e agregação — linearmente dentro do ritual. Como ritos de separação estão o confinamento na Cam∴ das Rref∴, a retirada dos metais, a colocação do neófito nem nu nem vestido, seu vendamento, a obrigação da redação do testamento.
———
Normas para referências bibliográficas
Para livros:
SARTRE, Jean-Paul. O Ser e O Nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológica., Petrópolis: Vozes, 2002. p. 20.
Para sites na Internet:
FÉLIX, Luciene. Descartes: o método cartesiano. Disponível em:<http://www.esdc.com.br/CSF/artigo_descartes.htm>. Acesso em: 17 de maio de 2010
Para a Wikipédia:
DUALISMO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Dualismo&oldid=55330450>. Acesso em: 29 mai. 2019.
Para artigos:
Guimarães, Raphael. Os efeitos psicológicos da prática do ritual maçônico. Revista Ciência e Maçonaria, Brasília, v. 1, n. 1, p. 21-28, jan/jun 2013.
Abaixo um artigo completo sobre citações e referência bibliográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário