Nosso objetivo é fazer com que assumamos nosso papel de vanguarda. Que assumamos nosso papel de líderes das transformações políticas e sociais, e que sigamos na direção de um futuro melhor, para todos. Não nos contentamos em ser meros expectadores da história, nem um simples reflexo da sociedade, a cada dia mais conservadora, retrógrada, discriminatória e intolerante.
Queremos ser construtores de um novo futuro: parte da importância histórica da Maçonaria na liderança dos movimentos que transformarão o mundo. Somos maçons! Somos inspirados pelo iluminismo e pela razão. Em nossos ombros repousam centenas de anos de lutas, pelas causas da liberdade, da igualdade e da fraternidade.
Queremos ser reconhecidos como uma organização que valoriza a intelectualidade e a discussão em alto nível, na construção constante do edifício do conhecimento. Queremos debater o que é significativo à sociedade, dar voz aos diferentes pontos de vista e apontar os novos caminhos de ação. Queremos que o contraditório esteja longe de ser um embaraço, mas que seja a mola mestra a impulsionar o desenvolvimento.
Por isso, defendemos de forma intransigente os princípios maçônicos, sem os quais deixaríamos de ser uma instituição iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista. Acreditamos que somente a política, e jamais a coerção ou a violência, pode ser a mediadora das tensões sociais. Defendemos a democracia, e consideramos execrável a apologia ao totalitarismo. Acreditamos que a tolerância é o princípio cardeal das relações humanas, e somos intolerantes apenas com a própria intolerância.
Combatemos os preconceitos, e buscamos o perfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade. Defendemos a plena liberdade de expressão e o respeito aos direitos humanos. Direitos humanos para todos, pois todas as pessoas são livres e iguais. Condenamos a exploração, os privilégios e as regalias. Combatemos o sectarismo político e religioso. Combatemos a ignorância, a tirania e a superstição. E por fim, consideramos execrável a apologia à violência: rejeitamos terminantemente o uso da violência para a consecução de quaisquer objetivos.
Administração 2021/2022
V∴M∴ Daniel Teixeira Soares1º V∴ Ailton Rodrigues de Oliveira
2º V∴ Márcio Pugliesi
Secr∴ Amir Mostafa Saleh
Or∴ Robson Pantaleão
Tes∴ Roney Paulino da Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário