sexta-feira, 25 de abril de 2014

Discurso de regularização da ARLS Pier Campadello

Peça de Arquitetura - Orador
Sessão de Regularização da ARLS Pier Campadello nº 4319 - 25/04/2014

Por Ney Carlos da Rocha - M∴M∴


Meus queridos irmãos, hoje, aqui, regularizamos uma nova Loja. Já me perguntaram: mais uma Loja? Precisava de uma nova Loja?

Sim, respondi eu, precisava. A Maçonaria como a sociedade é um mosaico de pontos de vista, formas de trabalho, concepções. É esta variedade de opções que traz a crítica (entendida aqui como reflexão) e o progresso.

Cada Loja tem seu perfil, cada Loja tem sua vocação e todas se complementam e contribuem para a grandeza de nossa ordem.

Esta é uma Loja criada sobre pilares sólidos. Na Pier Campadello uniram-se irmãos que se rebelaram contra a tirania, seguindo um dos mais sagrados princípios da Maçonaria, a irmãos com sólida vocação e aperfeiçoamento maçônico, majoritariamente construídos nas Lojas Theobaldo Varoli Filho e Sagrada Família.

Isso torna a responsabilidade de fazer uma nova Loja muito maior. Como ensinaram nossos irmãos construtores de séculos atrás, esta nova construção, a Loja Pier Campadello, será tão grande, tão importante e tão significativa quanto for a qualidade, a inventividade e a habilidade dos irmãos que a edificam.

Temos a intenção de contribuir para que uma nova era maçônica se inicie. Estamos nos século 21, não temos mais muitos dos desafios que motivaram nossos irmãos nos últimos 300 anos. Os tempos das lutas pela libertação dos povos, particularmente no mundo ocidental, estão no passado, os princípios de igualdade, liberdade e fraternidade, se hoje ainda estão longe de serem atingidos em plenitude, já são bandeiras de praticamente todas as sociedades do mundo livre.

Isso não quer dizer que os maçons não são mais necessários, muito pelo contrário. De cada nova conquista muitas outras necessidades surgem e delas devemos nos ocupar. Hoje, se não temos mais a fomentar guerras e rebeliões pela liberdade temos as lutas pelas desigualdades econômicas e sociais que ainda afligem nosso povo e impedem, não apenas que a maioria das pessoas trilhe o caminho que leva a plenitude do desenvolvimento humano, mas que nem consigam vislumbrar o começo deste caminho.

É chegada a hora de um novo movimento começar, é chegada a hora de uma nova luta, essa agora pelo direito de humanidade. Pelo direito de sermos humanos, como definição do ente vivo, consciente, que tem direito ao pleno desenvolvimento físico, mental e espiritual. É chegada a hora da mãe de todas as lutas.

É hora dos maçons se reagruparem, esquecerem suas divergências internas, suas divisões fratricidas e se unirem. É hora de todas as Obediências entenderem que apenas a unidade do povo maçônico será capaz de devolver à Maçonaria, a importância de outrora. Nenhuma outra organização, nenhum outro grupo está mais preparado para liderar um novo ordenamento político, econômico e social que a maçonaria.

Numa sociedade por demais materialista, por demais egoísta e por demais individualista, a ordem maçônica é a única organização que compreende que apenas a união da matéria com o espírito, das ciências liberais com as esotéricas e do hoje com o eterno será o único e verdadeiro caminho para a
prosperidade e a paz.

Nós, da ARLS Pier Campadello, aqui e agora, assumimos o compromisso de fazer nossa parte nesta luta.

Viva a Loja Pier Campadello!

Viva a Maçonaria Unida!

Muito obrigado!

Ney Carlos da Rocha - Orador

Nenhum comentário:

Postar um comentário