sexta-feira, 6 de junho de 2014

Discurso na Sessão de Instalação e Posse em 06/06/2014

Por Ney Carlos da Rocha - M∴M∴

Meus queridos irmãos,

A fundação e desenvolvimento da Loja Pier Campadello é um sonho conjunto de irmãos que acreditam que há espaço para um novo conceito de loja maçônica, que venha contribuir para que a maçonaria volte a ser uma instituição importante, essencial para a sociedade.

Não pretendemos construir uma loja melhor, pretendemos construir uma loja diferente que possa complementar o trabalho já feito em todas as lojas do GOSP, GLESP e GOP, todas elas que já consideramos irmãs.

Somos inspirados por um homem que via além da realidade óbvia, um homem que pregava a existência de algo mais além daquilo que nossos olhos podem ver, que ensinava que os sonhos podem ser realidade. Um grande maçom e ocultista, chamado Pier Campadello, que acreditava que podemos chegar às estrelas. Com certeza é de lá que ele nos olha agora.

No entanto, como diz o slogan de nossa Loja - “Ad Astra Per Aspera” - o caminho para as estrelas é árduo. Assim como é árduo todo trabalho de mudança e transformação.

Para mudar, transformar, temos que sair de nossas zonas de conforto, temos que nos arriscar e trabalhar duro sem desanimar ou esmorecer. Temos que olhar as dificuldades como algo que valoriza nossos objetivos e não como algo que nos impede de atingi-los.

A maçonaria encontra-se diante de uma encruzilhada. De um lado está a manutenção da atual situação de nossa ordem. Pouca discussão sobre temas significativos nas lojas, pouco estudo, excesso de complacência com o baixo empenho de alguns irmãos, que não dão o devido valor a nossa história, nossos símbolos, nossos rituais e leis.

De outro lado já temos iniciativas de muitos irmãos, espalhados pelo Brasil, que trabalham para que a Maçonaria retome seu papel de vanguarda da sociedade, seu papel de líder das transformações político sociais, na direção de um futuro mais promissor para todo o nosso povo, maçons e profanos. Especial menção para o esforço efetuado em conjunto pelo GOSP, GLESP e GOP através do GEAP – Grupo Estadual de Ação Política.

Nós somos Maçons! Sob nossos ombros repousam centenas de anos de lutas pelo progresso dos povos. Somos guerreiros pelas causas da liberdade, igualdade e fraternidade.

Não podemos nos contentar com o papel de meros expectadores da história ou apenas de homens caridosos cujas ações se concentram em ajudas a orfanatos e doentes. Não critico essas ações, mas não aceito que elas sejam a principal causa de nossa existência e atividade.

Não somos uma Ong social, somos a Maçonaria! E como tal temos o direito de resgatar nossa importância histórica e liderar os movimentos que transformarão o mundo, assim como fizeram nossos antepassados.

Mas não faremos isso dentro das Lojas apenas discutindo filantropia e reuniões festivas. Por favor, não vejam esta minha colocação como uma crítica, mas sim como uma súplica à reflexão.

Temos que mostrar nossa cara nas ruas, participar das grandes discussões nacionais, dar nossa opinião e influenciar o rumo da política nacional.

Temos que travar as lutas contra as desigualdades econômicas e sociais que ainda afligem nossa nação e impedem que nosso povo se desenvolva em plenitude.

Mas temos que fazer isso unidos!

É chegada a hora de abandonarmos os interesses pessoais, as divisões internas, as rixas e rachas históricos e começarmos a discutir seriamente, de forma aberta e fraterna a reunificação das Obediências e Potências Maçônicas.

Separados somos fracos, unidos somos centenas de milhares, presentes em todos os municípios. Somos empresários, profissionais liberais, profissionais especializados, a elite socioeconômica que produz a riqueza deste pais. Unidos nada nos será impossível!

É nosso direito não só influenciar a sociedade, mas dirigi-la. Nenhum outro grupo está mais preparado do que a maçonaria para liderar um novo ordenamento político, econômico e social.

Resta então nossa decisão de qual caminho seguir. Continuaremos enclausurados nas nossas lojas, batendo malhetes e discutindo assuntos banais ou retomaremos nosso lugar de direito como lideres da sociedade?

A Loja Pier Campadello seguirá o caminho do resgate da importância maçônica, debatendo em loja temas relevantes para a sociedade, participando ativamente do esforço político da maçonaria, mas também valorizando e estudando temas maçônicos, nossas tradições, símbolos, rituais e leis.

Convidamos a todos para participarem de nossas sessões e atividades, se juntando a nós nesta empreitada.

Em nome de todos os obreiros da ARLS Pier Campadello agradeço a presença e o apoio de todos vocês e peço que levem esta mensagem de esperança e renovação a suas lojas.

Viva a maçonaria unida!

Muito obrigado!

Ney Carlos da Rocha - V∴M∴ ARLS Pier Campadello, nº 4319

Nenhum comentário:

Postar um comentário