sábado, 1 de outubro de 2016

Tempos de estudos



Considerando que a ARLS Pier Campadello não foi fundada para ser apenas uma Loja de palestras.

Considerando que entre nossos propósitos está valorizar e desenvolver estudos mais complexos e a intelectualidade de nossos obreiros.

Considerando que nossa Loja valoriza o debate de ideias e o contraditório.

Decidiu-se a seguinte formatação para os tempos de estudos que não sejam apresentações de trabalhos de Aprendiz ou Companheiro.

1.  Os tempos de estudos, que não forem apresentações de trabalhos de Aprendiz ou Companheiro, constarão de discussão/debate sobre texto, previamente escolhido nas áreas de história maçônica ou profana, política, filosofia, economia, ritualística e esoterismo.

2.  O tempo de estudos terá 30 minutos, podendo ser encurtado ou estendido, a critério do Venerável.

3.  A Comissão de Avaliação e Graus e na ausência dela o Venerável ou quem este determinar, escolherá e distribuirá os textos para estudo, com bibliografia, com antecedência mínima de uma semana à data em que serão discutidos/debatidos.

4.  No tempo de estudos, o Venerável escolherá um Mestre da Loja que terá 4 minutos para iniciar os trabalhos, expondo sua interpretação e posição sobre o tema.

5.  Após a apresentação do Mestre, o Venerável perguntará se alguém, entre os presentes (qualquer grau, da Loja ou visitante), deseja apresentar posição divergente. Havendo, o obreiro  terá quatro minutos para apresentar sua réplica.

6.  Após a réplica, ou não havendo esta, o Venerável abrirá a palavra a todos para debate, tendo cada irmão dois minutos para sua fala.

7.  As falas seguirão ordem de inscrição, controlada pelo Secretário. Nenhum irmão poderá fazer uso repetido da palavra enquanto houver na lista de inscrição irmão que não a usou.

8.  O Orador controlará o tempo de exposição de cada um e deverá interromper o irmão quando seu tempo esgotar, podendo ou não avisá-lo com antecedência.

9.  O Venerável encerrará o tempo de estudos aos 30 minutos ou quando julgar conveniente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário